sábado, 9 de janeiro de 2010

Brincar...

A sala é muito pequenina, mas há quem consiga um espacinho para brincar...




Mais triângulos


Depois destes triângulos, os meninos mais crescidos da sala, começaram a desenhar estes sozinhos e não param...










Dia de Reis


No passado dia 6 celebrámos o Dia de Reis, cada menino levou a sua coroa para casa e ainda um pequeno bolo-rei elaborado com massa de moldar e massa Fimo (o material branco que se vê na foto do bolo é sal e não resultou nada bem, a humidade da massa de moldar fez derreter o sal).

Este ano, pela primeira vez, fomos cantar as Janeiras aos vizinhos (pais/avós) e comerciantes do bairro. O dia estava chuvoso e muito frio, mas quando tivemos oportunidade arriscámos e lá fomos nós! Foi muito bonito, as pessoas do bairro estavam encantadas e os meninos também gostaram muito, especialmente do que lhes foi oferecido, um saco cheio de doces, que terão de ser bem doseados nos próximos tempos...

















Presente de Natal



Este foi o presente que os meninos fizeram para os pais. A ideia retirei daqui, mas fiz algumas alterações...

O cartão foi elaborado com  figuras geométricas (rectângulos de vários tamanhos e um quadrado) em feltro e decoradas com cola de brilhantes.

Só agora coloco aqui a imagem porque me esqueci de fotografar os anjos antes de serem entregues e este é de um menino que esteve de férias e só voltou esta semana.




sábado, 2 de janeiro de 2010

Festa de Natal




O principal objectivo da nossa festa de Natal é que as crianças se divirtam e é feita para elas. Assim, a sua participação é reduzida, ao contrário de outras escolas, que nesta altura apresentam grandes espectáculos realizados pelas crianças. A participação dos nossos meninos resume-se à apresentação de algumas canções de Natal, ensaiadas por nós e pela professora de música. Na nossa opinião é ainda muito cedo para expor as crianças à pressão dos ensaios e actuações para os pais.

Mas a festa não fica por aqui. Todos os anos é contratado um grupo de teatro para fazer uma apresentação e nós, as educadoras, apresentamos sempre um peça, palhaços ou fantoches. Este ano foi o que correu melhor. Elaborámos um texto em que uma avó mostrava aos seus dois netos as diferenças entre os brinquedos modernos e os tradicionais. (O nosso projecto intitula-se "À Descoberta das Tradições").

Depois convidámos os pais e crianças a cantar uma canção de Natal (com letra adaptada) e foi muito bonito!

Finalmente a festa terminou com a presença do Pai Natal, que trouxe lembranças para todos os meninos.

                                  





                                  

P.S. Um beijinho para a Carla, mãe do T., que deu as fotos e me incentivou a manter o blogue.



O nosso presépio



Aqui está o nosso presépio!  As figuras, como mencionei anteriormente, foram elaboradas pelos pais. O cenário foi pintado pelos meninos, o céu com esponja e o chão com café, ainda carimbámos algumas estrelinhas com tinta dourada.
As letras de "Boas festas" foi a mãe do G. que fez e deram imenso jeito...

(Se clicarem nas imagens os pormenores são mais visíveis)






 







Somos solidários

Em primeiro lugar quero desejar um excelente ano de 2010, cheio de paz, saúde e felicidade para todos os que visitam este cantinho.

Esta fotografia retrata apenas alguns dos sacos de presentes entregues ao I.P.O. de Lisboa depois da campanha realizada na nossa instituição. As crianças e pais responderam de forma positiva e quase todos trouxeram brinquedos, novos e usados, para os meninos hospitalizados. Os meninos da sala dos mais crescidos fizeram um cartão de boas festas que foi entregue juntamente com os sacos de brinquedos.

Desde já peço desculpa ao Bruno Rodrigues, que num comentário, mostrou interesse em contribuir com alguns brinquedos das suas filhas, mas os brinquedos já estavam quase a ser entregues e era complicado aceitar a sua oferta. Mas tenho a certeza que,  se ainda tiver esse desejo, o I.P.O. aceita a sua contribuição.

Para mais informações clique no link: http://www.ipolisboa.min-saude.pt/